Missão Espacial Europeia (ExoMars) Chega a Marte com o apoio da CRITICAL Software no próximo dia 19 de outubro

October 17, 2016

A ExoMars, a Missão Espacial Europeia a Marte que é suportada pela tecnologia da CRITICAL Software, vai entrar na órbita do Planeta Vermelho, sobre o qual irá pousar a sonda Schiaparelli, já no próximo dia 19 de outubro. A CRITICAL Software foi escolhida pelo seu elevado know-how e pelo seu vasto leque de competências tecnológicas comprovadas na área da indústria espacial, para assegurar o bom funcionamento dos sistemas de bordo e dos equipamentos da missão espacial europeia ExoMars, que inaugura uma nova era de exploração e procura de sinais de vida e habitabilidade em Marte. Recorde-se que a participação da CRITICAL Software nesta missão teve início em 2013, e desde então a tecnológica portuguesa trabalhou em estreita parceria com a ESA e a Thales Alenia Space na implementação dos sistemas de controlo a bordo do satélite, e na garantia de que estes funcionam sem falhas em quaisquer circunstâncias ao longo dos 5 anos que dura a Missão.

A CRITICAL Software, empresa especializada no fornecimento de soluções de software para o suporte de sistemas de informação críticos e cuja génese está profundamente ligada ao setor espacial, contribuiu com a sua tecnologia e know how para o sucesso da Missão Espacial Europeia a Marte - ExoMars, que irá entrar na órbita e pousar na superfície do Planeta Vermelho já no próximo dia 19 de outubro. A tecnológica nacional tem a seu cargo a responsabilidade de desenvolver e validar o software que controla a missão europeia a Marte– ExoMars, garantindo que não existem quaisquer falhas, e que todos os componentes dos vários fabricantes estão instalados e funcionam de acordo com os requisitos necessários ao sucesso desta Missão. A entrada na órbita de Marte permitirá à sonda Schiaparelli pousar na sua superfície com o objetivo de recolher amostras do solo, de forma a averiguar a possibilidade do planeta ser habitado. Esta é uma contribuição fundamental para a inauguração de uma nova fase na era da descoberta do espaço.

Sobre a ExoMars

A ExoMars é uma ambiciosa missão científica, desenvolvida em conjunto pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela Roscosmos - a Agência Espacial Russa, criada para investigar a possibilidade de vida em Marte. Esta missão insere-se no programa de longo prazo da ESA designado por Aurora, tendo como objetivo preparar futuras missões habitadas.

O módulo Schiaparelli, que pesa 600 kg, e viaja para Marte no Trace Gas Orbiter (TGO). O TGO, que irá entrar em órbita à volta do "Planeta Vermelho" no próximo dia 19 de outubro, iniciará uma missão de cinco anos que tem como objetivo realizar um estudo aprofundado dos gases presentes na atmosfera de Marte e que estão potencialmente ligados à atividade biológica e geológica passada ou presente, como o gás metano.

O TGO é também um importante retransmissor de dados valiosos para a preparação e concretização da segunda missão da ExoMars, que incluirá um rover e uma plataforma científica de superfície, e cujo lançamento está previsto para 2020

“Estamos muito orgulhosos por integrar este ambicioso projeto espacial europeu, e por contribuir com o nosso trabalho para o sucesso da primeira parte da missão - chegar a Marte, entrar na sua órbita e conseguir pousar a sonda Schiaparelli na sua superfície. Temos a certeza que a partir desse momento iremos entrar numa nova era de descoberta no que diz respeito à exploração de Marte, à existência de formas de vida neste planeta e possibilidade do mesmo vir a ser habitado por seres humanos no futuro. Tem sido um trabalho longo e exigente aquele que desenvolvemos em conjunto com a ESA e a Thales Alenia Space, no sentido de garantir que todos os equipamentos em torno do sistema central funcionam corretamente, e em qualquer circunstância, quer em situações normais quer na presença de falhas e anomalias. O nível de criticidade destes equipamentos e do sistema implementado no satélite são muito elevados, e só o know-how e as competências tecnológicas e humanas que a CRITICAL Software desenvolveu ao longo da sua experiência no setor espacial podem garantir o sucesso do nosso trabalho," refere Bruno Carvalho, diretor de desenvolvimento de negócio da CRITICAL Software.

A CRITICAL Software vai assinalar a entrada da ExoMars na órbita de Marte com um evento nas suas instalações em Coimbra, onde reunirá alguns estudantes universitários e os membros da sua equipa, no próximo dia 19 de outubro.